IMC

Instalação e Manutenção de Computadores



A Informação

  • O que é a informação?
"Termo que designa o conteúdo de tudo aquilo  que trocamos com o mundo exterior e que faz com que nos ajustemos a ele de forma peratível".

  • Qualidade da informação
Exata - isenta de erros, verdadeira
Oportuna- atual, recente
Clara - compreensível, correta.

  • Tratamento da informação
Manualmente - dava origem a muitos erros, baixa velocidade
Com base em equipamentos eletrónicos - maior exatidão, maior velocidade de transmissão.

  • Tratamento da informação dum computador
Processos:
- Tratamentoem batch - os dados são recebidos num determinado períodod e agrupados em lotes, para posteriormente serem processados em conjunto;
- Tratamento em tempo real - os dados não necessitam de esperar pela criação de um lote. São processados no momento em que são recebidos.

  • Tipos de ficheiros
Ficheiros de dados - os que contém dados, ou seja, a base para o tratamento da informação;
Ficheiros de programas - os que manipulam os dados.

  • Informação direta - a que se estabelece entre duas pessoas (emissor e recetor) ou entre uma pessoa (emissor) e um grupo (recetor).
  • Informação escrita - a que se estabelece entre pessoas ou grupos através de um meio de comunicação escrita. Pode ser direta (e-mail, fax) ou indireta (internet, imprensa).
  • Informação icógnita - a que se serve de imagens (fixas ou em movimento) para a emissão de mensagens.
  • Informação de massa - forma de comunicação dirigida a uma ampla faixa de público anónimo, dispenso e heterogéneo, atingido simultaneamento (ou a breve trecho) num grande audiência, graças à utilização do meios de ocmunicação de massa.
  • Informação múltipla - tipo de informação direta que se dirige, por escrito, a uma pluralidadede recetores indeferenciadas (ex.: uma circular).

  • Estádios da informação
1º estádio - período pré-histórico:
Informação através de sinais de fumo, pinturas ruprestres, pegadas, ...

2º estádio - até à segunda matade do século XIX
Expansão da imprensa
Informação através da linguagem falada e escrita e através da espressão artistica.

3º estádio - da segunda metade do século XIX até finais so século XIX
Imagem e soma
Informação transitida com o surgimento a fotografia, ilustrações, telefone, emissões de rádio, ...

4º estádio - até aos anos 70
Divulgação em massa de informação
Através do aparecimento da televisão, do cinema sonoro, fotografias e cores, etc.

5º estádio - até à atualidade
Aplicação da eletrónica a computação de impressas, revolução tecnologicanas artes gráficas, telefones portáteis, internet, ...



Unidade de medida da Informação

1 bit - 0 ou 1
8 bits - 1 Byte (B)
1024 B - 1 Kilobyte (KB)
1024 KB - 1 Megabyte (MB)
1024 MB - 1 Gigabyte (GB)
1024 GB - 1 Terabyte (TB)
1024 TB - 1 Petabyte (PB)
1024 PB - 1 Exabyte (EB)
1024 EB - Zettabyte (ZB)

                                                                                                                                                                                                     

Motherboard/ Placa-Mãe/ Main Board

A Motherboard ou placa-mãe é o componente mais importante do computador. É uma placa de circuitos impressos, onde se instalam outros componentes como as memória RAM e ROM, o processador e as placas de som, gráfica e de rede. Para ligar todos estes componentes da motherboard, existe um outro componente denominado BUS, que consiste num conjunto de fios que ligam os dispositivos. A sua função principal é, para além de ligar todos os componentes, permitir ao processador comunicar com todos os outros dispositivos do computador.


Portas - Tipos e funções

Porta DIM - porta m desuso, com 5 pinos, onde se ligavam os teclados nos computadores mais antigos.

Porta PS/2 - porta onde se liga os ratos dos computadores mais antigos. Porta em desuso.

Porta Série - serve para ligar monitores e mesas gráficas.

Porta de Rede - serve para ligar o cabo de rede (RJ-45).

Porta Paralela - utilizada para ligar impressoras e scanners. Tem 25 pinos em 2 filas paralelas.

Porta USB - os dispositivos USB servem para ligar ratos, teclados, pen's, impressoras, etc.
Podem ser ligados ou desligados om o computador em funcionamento.

Porta Firewire - para ligar discos amovíveis, pen's, dispositivos de som, etc.
Representa um padrão de comunicação em comum com o USB, mas com a vantagem de ser muito mais rápido.

                                                                                                                                                                  

Processadores

O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo.
Pode também ser chamado de unidade central de processamento.
Nos computadores de mesa encontra-se na "caixa" encaixado na placa-mãe, juntamente com outros elementos de hardware.
No passado, os processadores ocupavam grande espaço físico. Com  aparecimento da microeletrónica, a válvula oi substituída por transístores, o que permitiu a integração em grande escala (circuitos integrados), originando os microprocessadores.


Microprocessadores

São utilizados nos computadores pessoais, workstations e mainframes. Podem ser, programas para executar as mais variadas tarefas.


DSP

São microprocesadores especializados em processamento digital de sinal, usados para processar sinais de áudio, vídeo, etc. Estão presentes, por exemplo, em aparelhos d CD, DVD e televisões digitais. Em geral, realizam sempre uma mesma tarefa simples.


Processadores


  • Velocidade de relógio (HZ) - é a velocidade de processamento. Trata-se da velocidade om que se faz o processamento no interior do processador;
  • Registos internos - indica o número de bits que o processador trabalha de cada vez;
  • Barramento de dados - número de bits que são transportados de e para o exterior de cada vez.

A evolução vertiginosa dos processadores deve-se à cada vez maior possibilidade de miniaturização por parte das indústrias de componentes eletrónicos.
Foi a miniaturização dos transístores que permitiu criar o circuito integrado em seguida o microclip e processadores com cada vez mais transístores, podendo operar com frequências cada vez mais elevadas.
O aumento do número de transístores e da frequência de processamento trouxe um incremento do consumo de energia e , consequentemente, da temperatura do computador. Para o arrefecer utilizam-se: -Disspadores; -Ventoinhas.


Dissipadores

Também conhecido por cooler, é um elemento metálico que está associado ao processador e que, em contato com o ar, liberta o calor excessivo.


Ventoinha

É utilizada para aumentar o poder de dissipação do dissipador.



Esquema Von Newman

Divide o processador em três unidade principais:
- UC (Unidade de Controlo);
- ALU ou ULA(Unidade Lógica e Aritmética);
- Registo Interno.


Unidade de Controlo

Controla todas as operações de processamento, ou seja, é responsável pela transmissão de sinais, que comandam o funcionamento do computador. Recebe todas as instruçõesue estão a ser tratadas, da memória à concretização das tarefas em curso.


Unidade Lógica e Aritmética

É responsável pelas operações fundamentais de processamento, ou seja, efetua todas as operações lógicas e aritméticas.


Registos Internos

São memórias utilizadas para guardar resultados temporários e informações de controlo.


Socket ou Slot

Fisicamente, o microprocessador é encaixado em locais próprios na placa-mãe. Podem ser chamados, consoante o processador:
- socket;
- slot (em desuso para os processadores).


Bus ou Barramento

O processador e os restantes dispositivos eletrónicos comunicam entre si através de canais de comunicação aos quais se dá  nome de barramento. Relativamente ao tipo de dados que neles circula, existem três tipos de barramento no interior do computador:

- Barramento de dados (são os condutores por onde circulam os dados que o processador vai buscar à memória RAM ou aos dispositivos de input/output).

- Barramento de endereços (o acesso aos dados que a CPU necessita é feito pelo envio dos endereços das posições de memória ou de dispositivos de input/output onde eles se encontram. Estes endereços circulam neste barramento).

- Barramento de controlo (existem sinais eletrónicos que controlam os dispositivos eletrónicos que o sistema possa ler/escrever os dados. Esses sinais viajam neste barramento.


Arquiteturas

No sentido de tornar mais rápida a comunicação entre a CPU e os restantes dispositivos do sistema informático, foram surgindo, ao longo dos tempos, diversas arquiteturas de barramentos, como por exemplo:

- ISA / EISA (Industry Standard Arquitecture/ Extended ISA)
- VESA (Video Electronics Association)
- PCI (Peripheral Component Interconnect)

                                                                                                                                                                  

Sistema Operativo

É o principal software de um computador, pois, sem este, o computador não funciona.
Cria um ligação entre o hardware e o utilizador. Permite também que o restante software funcione, para que possa executar funções, programar e abrir programas.


  • Núcleo (kernel) - assegura as funções mais básicas e fundamentais de controlo do hardware.
  • Interface (shell) - constitui a face visível do sistema operativo para o utilizador e com o qual este pode interatuar ou dialogar.


Evolução dos sistemas operativos

Os sistemas operativos gerem um conjunto de funções básicas que têm evoluído ao longo dos tempos.


Gestão dos programas

A função mais importante de um sistema operativo, é que afeta diretamente a sua fiabilidade, é o método como gere a execução dos programas:

- Monotarefa - executam apenas uma tarefa de cada vez;
- Multitarefa - permite trabalhar com vários programas em simultâneo:
  • Cooperativa - o programa que se encontra em primeiro plano ganha o controlo;
  • Preempetiva - funciona como a multitarefa cooperativa, mas permite que o sistema operativo recupere o controlo caso um aplicativo interrompa a sua execução;
  • Multithreading - permite que o computador execute mais do que uma tarefa de um único programa.


Gestão do microprocessador

No caso de multitarefa, o sistema operativo tem que gerir quanto tempo cada tarefa vai ocupar no microprocessador.
Nos sistemas constituídos por mais do que um microprocessador, é possível atribuir a cada uma uma tarefa distinta para que o trabalho seja distribuído por todos.


Gestão da memória

O sistema operativo atribui a cada programa que se encontra em execução uma fatia de memória. Os sistemas operativos mais evoluídos implementam a memória virtual, que é um método de  utilizar o disco rígido do computador como uma extensão da memória RAM.


Gestão dos periféricos de entrada e saída

Os periféricos que são ligados ao computador têm que ser geridos pelo sistema operativo.
Cada periférico gera interrupções, que ão sinais enviados para o processador.

O sistema operativo necessita do drive adequado de que cada periférico tem instalado, para que possam comunicar.


Interface de linha de comandos

Exige que o utilizador saiba os comandos e as respetivas sintaxes. Os comandos são digitados na linha de comandos.


Interface

- CLI - comand-line user interface
- TUI - text user interface
- GUI - graphics user interface


Interface baseada em menus

Evitam que o utilizador tenha necessidade de memorizar os comandos e a sintaxe de escrita, uma vez que os menus mostram as opções existentes num determinado ponto.


Interface gráfica

O mais intuito e fácil, uma vez que os recursos do computador são representados por pequenas figuras (ícones) e os programas são executados em janelas dimensionáveis.


Segurança

- Dos computadores e dos dados nele armazenado;
- Da rede de comunicações e dos dados durante a transmissão.


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